Os 5 erros mais comuns no emprendedorismo.

Um empreendedor que realmente sabe o que está fazendo com seu negócio, entende que o ramo não é fácil. Ele exige disciplina, organização, comprometimento, entre outros requisitos que fazem a diferença quando o assunto é alcançar o sucesso ou se destacar diante da concorrência.

No entanto, quando pegamos um empreendedor que está dando os primeiros passos sem qualquer suporte ou conhecimento, os erros são inegáveis. O que não significa algo ruim, já que são as falhas que nos fazem crescer.

O problema está no fato de que muitas pessoas querem chegar mais longe, compreendem os erros que estão cometendo e, ainda assim, continuam pelo mesmo caminho. Nesse caso, não temos nem como defender um pouquinho.

Na lista de erros mais frequentes montada pela Revista Exame, encontramos pontos como acreditar nas próprias desculpas, não proteger a propriedade intelectual e até não se envolver com os feedbacks dos clientes.

Pensando nesse assunto, com base em nosso dia a dia empresarial e inspirados pela temática, separamos mais alguns erros cometidos pelos empreendedores que podem, de uma forma ou de outra, prejudicar o crescimento do seu negócio. Acompanhe o conteúdo que preparamos!

1. Não analisar o mercado de atuação.

Por vezes, aquele sentimento impulsivo de querer fazer algo pela sua carreira é tanto que analisar o mercado nem entra no seu planejamento. O problema é que isso pode prejudicar todas as decisões que tomar ou, até mesmo, não gerar resultados positivos para seu negócio.

O empreendedor preparado sabe que a avaliação mercadológica é essencial para alcançar novos horizontes e mostrar seu diferencial. Até porque, se você pensa em entrar em um segmento que não tem muito retorno financeiro ou de crescimento, provar que seu trabalho vale a pena é recompensador. Essa é a arte do empreendedorismo!

2. Deixar a contabilidade de lado.

Para os empreendedores iniciantes, a contabilidade é um bicho de sete cabeças que não faz por onde. A ideia de que o serviço contábil é desnecessário já está tão fixado, que somente depois de uma queda financeira brusca as pessoas conseguem entender o valor do segmento.

Contudo, ter um setor contábil andando lado a lado com sua empresa é fundamental para observar a organização financeira. Sem ele, é provável que o negócio apresente falhas em folhas de pagamento ou no próprio caixa, enfraquecendo tomadas de decisão e o futuro.

3. Fazer mais do mesmo.

O empreendedorismo requer que as pessoas se destaquem, e para se destacar diante da concorrência precisa buscar opções diferentes. Fazer mais do mesmo é comum e uma — triste — realidade. Entretanto, quando se aposta em atitudes inovadoras e se busca por alternativas mais efetivas, ganhar o mercado fica menos complexo.

Isso porque, a partir do momento em que você foca somente em copiar o outro ou tentar reproduzir as mesmas ideias, seu negócio perde personalidade. A autenticidade é a chave para chegar mais longe e conquistar espaço!

4. Misturar finanças pessoas e empresariais;

Outro erro comum e extremamente frequente é misturar as finanças pessoais e empresarias como se nada fosse. Na verdade, é um dos equívocos mais terríveis do empreendedorismo, uma vez que o empreendedor se perde nos lucros a ponto de não saber separar seus ganhos.

Além disso, essa mistura ainda pode resultar em multas, caso haja problemas na hora de apontar a rentabilidade do seu negócio. Inclusive, trata-se de algo que o setor contábil pode ajudar e aconselhar quanto ao que precisa ser feito para manter as finanças separadas e em dia.

5. Não dar valor ao planejamento.

Por último, mas tão impactante quanto os demais pontos, o empreendedor que não dá valor ao planejamento acaba na pior. Ter sede pelo sucesso é ótimo, mas passar por cima de tudo e de todos não faz parte do processo.

Os planejamentos estratégico e empresarial mudam qualquer direcionamento se bem aplicados. A contabilidade consultiva, por exemplo, auxilia nesse sentido, estudando os pontos fortes e as fragilidades do seu negócio para propor estratégias validadas e que fazem a diferença.

Aposte na contabilidade consultiva para chegar mais longe como empreendedor!

Com esses erros explícitos, fica um pouco mais fácil identificar o que precisamos melhorar, não é? Por isso, se sua ideia é alcançar novos voos e levar seu negócio para outro patamar, a contabilidade consultiva pode ser a chave que falta no seu dia a dia empresarial.

Inclusive, sugerimos que leia nossa artigo “Gestão financeira: 3 dicas para você não falir”. Nele, explicamos em mais detalhes como o financeiro da sua empresa precisa ser organizado para que ela se desenvolva.

Além disso, vale mencionar que nós, da Pires Contabilidade, apostamos na contabilidade consultiva e a realizamos com excelência. Temos boas experiências em contribuir positivamente na trajetória de pessoas que optam pelo empreendedorismo, Afinal, o sucesso de um empreendedor é o nosso também! 

Então entre em contato com a gente!