O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, um dos principais é o retorno financeiro. Há indicadores-chave que são essenciais para o planejamento e gestão da operação da empresa, como a lucratividade e a rentabilidade. Você sabe a diferença entre esses dois conceitos?
A gestão de um negócio exige muito conhecimento e disciplina para registrar, controlar e planejar de forma estratégica as finanças da organização, afinal, ter capital e saúde financeira é um requisito básico para a prosperidade de qualquer empresa.
As decisões que envolvem dinheiro são muito delicadas e precisam de embasamento para serem tomadas além, é claro, de cálculos! Bons exemplos disso são a definição de preços, que precisa ter como parâmetro a lucratividade do produto em questão e o planejamento financeiro de investimentos, que precisa levar em conta a rentabilidade esperada. Por mais que ambos os indicadores citados estejam relacionados ao lucro líquido da empresa, eles possuem pontos de vista e funções diferentes.
Por isso, é necessário saber exatamente a definição, a função e como calcular esses conceitos para ter clareza na hora das decisões e evitar erros na leitura dos resultados do negócio. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe! A Pires Contabilidade esclarece para você:
O que é lucratividade?
Resumidamente, a lucratividade é um indicador de eficiência operacional baseado no valor do lucro líquido e no faturamento total gerado por um produto específico. Ou seja, esse indicador revela o ganho que o negócio consegue gerar sobre o trabalho que realiza.
Para melhorar a compreensão desse conceito, vamos entender o que é lucro líquido e o que o diferencia da lucratividade.
O preço cobrado pela prestação de serviço ou pela venda de produtos não é totalmente destinado ao negócio, pois há custos envolvidos nessa negociação, como a mão de obra, fabricação, taxas e impostos. O lucro líquido é o valor que sobra, de fato, após a dedução dessas despesas.
Por sua vez, a lucratividade é uma medida percentual que demonstra a eficiência operacional da empresa. Em outras palavras, esse indicador demonstra se o negócio consegue cobrir todos os custos e ainda assim, gerar um bom percentual de lucro com as vendas. Esse valor pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, o que vai definir o período é a visão do gestor sobre a necessidade de monitoramento.
Fórmula para calcular a lucratividade:
Lucratividade (%) = (Lucro líquido / Receita Total) x 100
Um exemplo para ilustrar:
Uma empresa tem uma loja online em que comercializa roupas esportivas. A receita anual desse negócio é de R$200.000,00 e seu lucro líquido de R$110.000,00.
Lucratividade = (110.000,00/200.000,00) x 100
L = 0,55 x 100
L = 55%
Logo, podemos verificar que a lucratividade desse negócio é de 55%.
E rentabilidade, o que é?
A rentabilidade se baseia no lucro líquido e no valor investido no produto. Seu objetivo é levantar o percentual de retorno sobre o investimento inicial. Esse indicador revela quais investimentos têm melhor rentabilidade, ou seja, quais geram mais faturamento. Por isso, é uma métrica importante para justificar decisões sobre os negócios e investimentos em ativos e projetos.
O cálculo é simples: é só dividir o lucro líquido da empresa durante um período de tempo pré-determinado pelo valor do investimento inicial (ou valor atual do negócio). Como resultado, você obterá a rentabilidade da empresa no período correspondente.
Fórmula para calcular a rentabilidade:
Rentabilidade (%) = (Lucro líquido / Investimentos) x 100
Um exemplo para ilustrar:
Uma empreendedora investiu R$25.000,00 no seu negócio de roupas de praia e vendeu 500 biquinis no período de três meses, o que gerou um lucro de 32.000,00.
Rentabilidade = (32.000,00/25.000,00) x 100
R = 1,28 x 100
R = 128%
Com isso, podemos dizer que a cada R$1,00 investido, essa empreendedora obteve R$1,28 de retorno. Ou seja, a rentabilidade deste negócio é de 128%.
Por que conhecer esses conceitos é importante?
Sabendo calcular e diferenciar lucratividade e rentabilidade, você terá índices muito importantes para verificar os resultados do seu negócio. É importante lembrar, ainda, que esses dois conceitos trabalham juntos. Se você calcular apenas um deles, pode ter uma impressão equivocada da situação do negócio, pois é possível, por exemplo, ter um negócio rentável que não é lucrativo. O ideal é buscar um equilíbrio entre esses dois indicadores, garantindo que a empresa cubra seus gastos, gere lucro e dê um bom retorno em relação ao capital investido.
Pires Contabilidade
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