Gestão financeira: 3 dicas para você não falir

A gestão financeira é essencial para qualquer empresa. Já podemos ter uma ideia quanto a isso com a pandemia do Covid-19, que prejudicou muitos empreendedores e balançou as estruturas do mercado financeiro. 

De acordo com a CNN, mais de 600 mil empresas fecharam as portas durante os primeiros meses de crise. Um dos fatores atribuídos à essa situação é a diminuição do consumo e o decreto de lockdown.

Em compensação, houve o crescimento de alguns setores, como o de entrega de alimentos e bebidas. O aplicativo Rappi, por exemplo, teve um aumento de 30% nos pedidos em tempos de distanciamento social, segundo uma matéria do G1 publicada em abril de 2020. 

No entanto, um dos maiores desafios dos empresários é manter sua empresa em dia e pensar em alternativas para superar a crise. Sem dúvidas, o diferencial está em fazer uma boa gestão financeira do negócio e alocar os recursos de maneira estratégica. 

Sendo assim, ao longo deste artigo, traremos três dicas de gestão financeira que podem ajudar sua empresa a superar a crise. Acompanhe o conteúdo!

1. Organize suas finanças

Em primeiro lugar, é fundamental realizar um levantamento de todos os custos, a receita em caixa, bem como as projeções de ambos. Dessa maneira, os dados e as informações necessárias estarão disponíveis para acesso de modo mais intuitivo e facilitado.

Assim sendo, a fim de otimizar os recursos financeiros, pode-se observar quais despesas devem ser reduzidas ou eliminadas. Esse ponto está relacionado diretamente ao fluxo de caixa da organização. 

Ter uma gestão eficiente é a chave para fazer com que sua empresa passe por momentos difíceis. Afinal, observando as áreas do negócio que requerem prioridade, o empreendedor consegue melhores resultados. 

Contudo, em momentos de dificuldade, inovar é uma opção para se destacar no mundo dos negócios e criar oportunidades antes não exploradas diante da concorrência. 

2. Faça uma gestão financeira eficiente

A segunda dica diz respeito à separação das contas da pessoa física e pessoa jurídica. Sem essa divisão, temos um ato comum em empresas familiares, conhecido como confusão patrimonial. Nesta, todos os gastos do proprietário são retirados do caixa da empresa. 

Esse cenário colabora para uma gestão financeira ineficiente. Por isso, registrar de modo assertivo todas as entradas e saídas do caixa auxilia no processo da demonstração de resultados. 

Dessa forma, ficam explícitos os rendimentos que a empresa alcançou e quais gastos obteve. Consequentemente, inibe-se gastos inesperados e a organização da operação de todos os processos são aperfeiçoados.

3. Analise os prazos das despesas e dos lucros

Por último, mas não menos importante, é preciso reavaliar as formas de recebimento que sua empresa aceita, bem como analisar os prazos.

Isso porque, mais do nunca, se a sua empresa enfrentar cancelamentos de contratos ou redução no volume de vendas, o tempo de arrecadação precisa ser reduzido. Afinal, se o período de recebimento for maior que o tempo para pagamento, haverá problemas. 

Esses impactos serão sentidos por fornecedores, colaboradores e outros envolvidos que, de alguma maneira, são necessários para a operação dos produtos ou serviços comercializados pela organização. 

Outro fator aliado a este ponto é a renegociação de prazos e valores com fornecedores, o que pode ajudar no aumento do tempo hábil para o pagamento das dívidas. Assim, permite-se a possibilidade de elevação na receita antes de novas retiradas no caixa.

Deixe a Pires ajustar com a gestão financeira do seu negócio

Tendo em vista todos os fatos expostos, podemos perceber que a pandemia contribuiu para um momento de crise no país. As circunstâncias obrigaram os empresários a buscarem por alternativas para não fecharem as portas. 

Estratégias de gestão e planejamento financeiros se tornam recursos fundamentais para garantir a continuidade dos negócios. Até porque, é o momento de reavaliar gastos, calcular minuciosamente todo e qualquer investimento e ter atenção extra ao fluxo de caixa da empresa.

Por isso, se precisar de uma mão com esses assuntos ou tiver dúvidas a respeito, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar você e seu negócio. Temos anos de experiência e profissionais capacitados esperando para anteder às suas necessidades!