Cultura orçamentária: os benefícios de implementar na sua empresa

pexels-photo-4476375-1024x683.jpeg

Se você se informa sobre o empreendedorismo brasileiro, é bem provável que já tenha se deparado com um número alarmante: 60% das empresas fecham as portas em até cinco anos.

Uma das principais causas da “morte” desses negócios é a falta de planejamento. A cultura orçamentária é uma forma de estimular o planejamento e tem como premissa a utilização de dados e indicadores para guiar as decisões da empresa.

Entenda mais sobre o assunto e como você pode promover mudanças para criar essa cultura no seu negócio. 

Entendendo a cultura orçamentária

É muito importante entender que, para haver uma cultura orçamentária, o exemplo precisa vir da gestão. É isso mesmo, é impossível criar uma cultura quando não há planejamento orçamentário para embasar as decisões estratégicas, é isso cabe aos gestores. Sendo assim,a gestão planeja os objetivos, bem como a estratégia para alcançá-los e a cultura orçamentária gera o comprometimento da equipe com o atingimento desses objetivos, de acordo com o orçamento planejado. 

“Ah, mas isso só é possível em grandes empresas!”

Se essa ideia passou pela sua cabeça saiba que, embora seja um pensamento comum, ele está totalmente equivocado. Os benefícios de uma cultura orçamentária são evidentes para grandes, médias e pequenas empresas. Veja quais são eles:

  • Definição de objetivos precisa e alinhada com a realidade

Traçar estratégias de acordo com os dados da empresa, sem “achismos” é muito mais assertivo. E isso só pode ser feito através do acompanhamento de indicadores e métricas. Quando eles são levados em conta, os objetivos são mais realistas. Sem esse tipo de embasamento, é muito mais provável a criação de metas inatingíveis, o que é muito desmotivador para a equipe. 

  • Decisões tomadas com base em dados

Da mesma forma que basear a criação de objetivos em uma ideia fantasiosa do negócio ou em uma visão pessoal pode ser trágico, tomar decisões sem os dados da empresa pode levar a erros graves. Em uma empresa com cultura orçamentária, as decisões são baseadas em números, ou seja, nos dados e métricas de desempenho que ilustram a evolução do negócio na busca do atingimento dos objetivos. 

  • Clareza na ações necessárias

Com a definição do orçamento e dos objetivos e com o acompanhamento dos dados de performance da empresa, é muito mais simples visualizar a performance, o que precisa ser feito e os limites de gasto em cada área. Isso direciona não a gestão e a equipe inteira, que terão sua atuação alinhada e organizada de acordo com o planejamento pré-estabelecido. 

Como implementar a cultura orçamentária na sua empresa?

  1. Analise o cenário atual: identifique junto aos seus colaboradores quais são os aspectos da cultura organizacional atual que se aproximam de uma cultura orçamentária e quais precisam ser revistos ou eliminados.
  2. A gestão precisa dar o exemplo: como falamos anteriormente, sem uma gestão que valoriza o planejamento de orçamento, a cultura orçamentária não se forma. Mobilize os gestores para implementar essa nova proposta.
  3. Inspire-se em bons exemplos: o processo de mudança nem sempre é fácil. Pode ser muito útil entender como empresas implementaram a cultura orçamentária com sucesso e perceber como essas ideias podem ser adaptadas para o seu negócio, pois cada empresa tem uma realidade muito particular. 
  4. Estabeleça um orçamento: crie sua estratégia orçamentária com base nos dados atuais da empresa, defina os limites de gasto e leve em conta as ações necessárias para que os objetivos sejam alcançados. 
  5. Defina os indicadores de desempenho: Não há como saber se a direção em que o negócio está indo é correta quando não há indicadores que sinalizem a performance da operação. Defina quais são os marcadores de sucesso que precisam ser alcançados e que servirão como diretrizes para as ações.
  6. Use a tecnologia a seu favor: Planilhas ou plataformas de controle financeiro facilitam o controle do fluxo de caixa e o acompanhamento dos números da sua empresa. Busque alternativas que se adequem à necessidade e, é claro, ao orçamento da sua empresa.

Essas dicas fizeram sentido para você? Esperamos que sim! É importante lembrar que osobstáculos para criar uma nova cultura podem ser desafiadores, mas podem ser superados mais facilmente com assessoria profissional. Se você precisar de ajuda especializada para entender melhor a contabilidade do seu negócio, entre em contato e conheça os nossos serviços.