Conheça mais sobre esta metodologia que vem sendo amplamente utilizada por empresários que buscam a melhora dos resultados dos negócios.
O Orçamento Base Zero é uma metodologia da contabilidade que é implementada em empresas a fim de organizar o plano orçamentário de um período específico ignorando as receitas, custos, despesas e investimentos dos anos anteriores.
Em outras palavras, ele atua considerando a base financeira do zero, como se a empresa estivesse se iniciando naquele momento. Esse modelo é muito utilizado em empresas que desejam controlar o orçamento e diminuir custos.
Reduzir gastos nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo que uma instituição seja bastante responsável e busque fazer planejamentos, traçar estratégias e definir metas, eventualmente ocorrerá de as previsões não estarem adequadas à realidade do negócio.
A OBZ, como é conhecida esta metodologia, permite que os gestores financeiros tenham condições de organizar e controlar melhor os gastos que a empresa tem, eliminando a ocorrência de folgas no orçamento (também conhecido como “gorduras”) e criando condições para que o executivo tenha elementos mais concretos para avaliação das suas solicitações para o próximo período.
Em outras palavras, no OBZ as despesas da empresa serão planejadas conforme a definição de um custo máximo necessário para que o negócio siga funcionando dentro de expectativas econômicas definidas pelos sócios.
Como implementar essa metodologia?
Para aplicar o Orçamento Base Zero, antes de tudo, é essencial apresentar a metodologia aos gestores de todas as áreas da empresa e adiantar a eles não só a importância dessa ferramenta, como também os inúmeros levantamentos que ela exigirá.
Os custos de cada atividade realizada pela empresa precisam ser documentados e isso só pode ser feito com o engajamento de todos os envolvidos. Para que o orçamento seja aprovado, o processo exige que cada gestor apresente as atividades que estão sob sua responsabilidade, listando os recursos necessários para que elas sejam desempenhadas e defendendo a importância deles para a estratégia da empresa.
Presidentes, gerentes e diretores devem passar por treinamento, que tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade dos cortes. Não é fácil se convencer de que a área em que você trabalha, e se empenha para ter resultados satisfatórios, precisa passar por reduções de orçamento.
Conceitos importantes:
- Limiar: são os gastos mínimos que uma empresa ou departamento precisam incorrer para conseguir produzir, realizar as suas tarefas básicas e atender às exigências legais, considerando o pior cenário possível, ou o que chamamos de “cenário de sobrevivência”.
- Incrementos: são os gastos de determinadas atividades de um departamento. Diferente do Orçamento Tradicional que é orçado os gastos do centro de custo, o gestor fatia o departamento em atividades e valoriza todos os recursos necessários como a alocação de pessoas para desenvolvimento das rotinas e despesas como softwares e fornecedores.
- Torre: ao utilizar o Orçamento Base Zero , é necessário criar uma Torre que irá classificar as atividades em ordem de prioridade, sempre tendo como foco os planos estabelecidos ou a atual estratégia da empresa. Quanto mais perto da base da torre, maior a prioridade e aderência à estratégia.
Quais as vantagens e desvantagens do orçamento base zero?
Uma das maiores vantagens na utilização do OBZ é a fácil identificação de Despesas e Custos supérfluos em empresas que se baseiam no histórico. Por ter que realizar o orçamento do zero, o gestor é obrigado a analisar cada Custo e Despesa detalhadamente, eliminando o que não é necessário e liberando orçamento para investir em outros pontos que poderiam passar despercebidos.
Além disso, o Orçamento Base Zero gera uma enorme ampliação da Visão Estratégica de todos os gestores na organização, afinal cada um precisará entender quais são os planos macro da empresa para elaborar seus planos departamentais e identificar os recursos (orçamento) que precisará para colocar estes planos em prática.
No entanto, essa metodologia consome mais tempo para ser desenvolvida. Como as receitas e os gastos são analisados detalhadamente, justificando o seu custo benefício, isso leva mais tempo do que a orçamentação tradicional de base incremental.
Além disso, existe uma maior dificuldade para controlar, de forma a exigir um bom sistema de gestão para sua administração, caso o controle seja manual ou em planilhas pode representar uma perda de produtividade.
Como essa metodologia é mais complexa que os demais tipos de orçamentos, requer treinamento específico dos gestores para que os gestores tenham condições de fazer o planejamento orçamentário.
E aí, gostou do nosso post? Quer entender ainda melhor como o orçamento OBZ pode ser útil para a sua organização? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!