5 motivos para você começar a controlar suas Finanças Pessoais.

foto-de-lado-da-moda-jovem-atraente-de-pele-escura-em-jeans-rasgados-relaxando-no-sofa-com-o-computador-portatil-no-colo-bebendo-cafe-e-assistindo-a-serie-de-tv-favorita-online_343059-1584

É muito provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha ouvido a seguinte frase: “O que não é medido não é gerenciado”.

Esta é uma afirmação bem óbvia, não temos como controlar ou gerenciar algo se não mensuramos. Mesmo assim, esse comportamento é bem comum, mesmo quando falamos de nossa vida financeira, uma área em que medir e planejar é essencial. Não temos costume de falar sobre dinheiro, esse assunto – infelizmente – ainda é um tabu. Mesmo que cursos de educação financeira estejam ganhando espaço e que muito conteúdo de qualidade sobre finanças seja disponibilizado gratuitamente na internet, são poucos os que organizam sua vida financeira de forma disciplinada.


Assim como nas empresas, o dinheiro tem papel fundamental em nossa vida pessoal. Por isso, vamos abordar as vantagens de organizar suas finanças. Se você ainda não o faz, veja aqui bons motivos para começar ainda hoje a controlar seu orçamento!

1. Evitar o endividamento.

O número é alarmante: 67,5% dos brasileiros estão endividados. É claro que esse fato é influenciado por diversos fatores, mas a falta de organização e educação sobre como usar o dinheiro tem um grande peso nesse número. Se você não sabe quanto ganha, qual parte dessa receita já chega comprometida em gastos fixos (energia, aluguel, etc) e quais são suas despesas variáveis (gastos com lazer e compras, por exemplo), você provavelmente toma decisões de compra sem saber o quanto realmente tem disponível para gastar. 

E, assim, as compras no cartão crédito, os boletos e financiamentos se acumulam. Essa má administração do dinheiro, muitas vezes, acaba em dívidas, juros e até mesmo com restrições: o famoso “nome sujo”.

2. Realizar sonhos.

A maioria dos sonhos, seja um bem material, uma viagem ou uma conquista na carreira, exige investimento. Se a vida financeira não está sendo controlada e acompanhada de perto, é bem provável que não haja reserva de uma parcela da receita para investir na realização dos seus
sonhos. 
Eis aqui um grande motivo para controlar o seu dinheiro: te dá mais chance de fazer aquela viagem que você sempre quis fazer ou para começar aquele curso que pode abrir novas portas no trabalho.

3. Fazer escolhas mais inteligentes.

Ao organizar suas receitas e gastos, você pode visualizar mais claramente para onde está indo o seu dinheiro. Assim, é mais fácil saber no que você está gastando demais, em que áreas você pode economizar, se há gastos desnecessários que podem ser cortados ou se você está pagando multas ou
juros por atraso. Esses dados podem embasar melhor as escolhas, diminuindo compras por impulso ou gastos desnecessários.

4. Economizar.

Muitas taxas e juros são cobrados por pura falta de organização. O atraso do pagamento de contas gera gastos desnecessários e, ao controlar seu dinheiro, é mais provável que você não assuma dívidas que não pode pagar ou que esqueça das datas dos vencimentos dos seus boletos. Fazer
esse diagnóstico e acompanhamento do dinheiro também possibilita a visualização de taxas de serviços que você não contratou ou aqueles gastos que no dia a dia parecem pequenos, mas ao serem somados no final do mês, representam uma parcela relevante.

5. Não ser pego de surpresa.

A maioria das pessoas não cria uma reserva de emergência e gasta praticamente tudo o que recebe. Esse é um erro grave, pois, viver no limite não considera que imprevistos aconteçam. Ser pego de surpresa por alguma necessidade de despesa incomum pode resultar no endividamento ou
necessidade de pagar juros altos para obter crédito sem planejamento.

E agora, por onde começar?

O controle financeiro vai além da mensuração e planejamento de gastos. É um exercício de autoconhecimento que permitirá que você tenha maior clareza sobre seus hábitos de consumo e gaste de forma mais eficiente e inteligente. Um bom começo é pensar no porquê isso será importante pra você, no que conquistará ou evitará com esse controle e planejamento financeiro.


Acreditamos que essa lista traga bons motivos para inspirar uma mudança de comportamento.


E, se precisar de ajuda especializada, entre em contato com a nossa equipe!